Serviços

Modularizados, inovadores e com responsabilidade técnica.

Aerolevantamento fotogramétrico multiespectral (RGB/NIR) e perfilométrico LiDAR

O aerolevantamento fotogramétrico multiespectral e perfilométrico LiDAR é realizado pela Geodados de forma integrada, captando aerofotos e nuvem de pontos LiDAR simultaneamente. 

O aerolevantamento fotogramétrico é realizado com câmera multiespectral - Phase One Industrial iXM-RS150F - que gera um conjunto de aerofotos na faixa espectral do visível e outro conjunto, na faixa espectral do infravermelho próximo. Por ter capacidade de captação em 150 megapixels de resolução e mais de 16.000 tons de cores, as aerofotos (originais de aerolevantamento) são o estado da arte em aerofotogrametria no Brasil. 

O aerolevantamento perfilométrico LiDAR é realizado com o sensor Trimble Harrier 68i, com taxa de repetição de pulso de até 400 kHz, gerando uma nuvem de pontos extremamente densa (original de aerolevantamento). 

Estes sensores são embarcados tanto em aeronave tripulada de asa rotativa ou fixa, como em VANT de última geração. As aeronaves, sensores e tripulação, utilizadas pela Geodados, estão cadastradas na ANAC e homologadas no Ministério da Defesa, e todas as missões são acompanhadas das autorizações AAFA e AVO, proporcionando segurança e legalidade dos serviços decorrentes.


Após a captação dos originais de aerolevantamento, a Geodados gera as ortofotos com GSD de 3,5 a 5,0 cm/pixel, com padrão de exatidão cartográfica PEC - PCD Classe A, na escala de 1:1.000, e os modelos digitais de terreno, superfície, declividade, hidrográfico, bacias hidrográficas e curvas de nível.






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Mapeamento móvel 360° LiDAR e panorâmico 

O mapeamento é realizado ao longo das vias do município, captando simultaneamente fotos esféricas 360°, densa nuvem de pontos, a uma taxa média de 700.000 pontos por segundo e fotos panorâmicas com incríveis 32 MP de resolução, à direita e à esquerda do eixo de deslocamento, com 50% de recobrimento lateral e a 2,1 m de altura do terreno. 

O mapeamento móvel 360° LiDAR utiliza a tecnologia Maverick - Teledyne Optech, embarcada com 6 câmeras Sony ICX655 CCD de 5MP cada (Ladybug) e sensor LiDAR - Velodyne HDL - 32, com acuracidade absoluta de 2 cm. 

O mapeamento móvel panorâmico utiliza até 4 câmeras Cannon 90D de 32 MP cada, posicionadas ortogonalmente e paralelamente ao eixo de deslocamento.



A prefeitura pode navegar pelas vias e visualizar as feições urbanas em todas as direções, com liberdade de movimentação. A nuvem de pontos permite a tomada de medidas de feições urbanas como: largura da rua, altura da árvore, comprimento em arco de uma guia na esquina, área de publicidade, entre outras.





O mapeamento móvel 360° LiDAR pode ser realizado dentro dos imóveis públicos, construindo inventários patrimoniais do mobiliário público, e de escadarias e vielas, inacessíveis à unidade móvel veicular. 

O mapeamento móvel panorâmico, por ser de altíssima resolução, proporciona a interpretação de feições urbanas menores oferecendo ao usuário do sistema de geoprocessamento uma experiência e potência ainda mais ampla de levantamento de dados e fiscalização urbana.



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Mapa urbano básico

O mapa urbano básico é realizado através da transcrição das plantas de quadras e lotes, disponíveis no município, e da correlação destes com a base de dados do cadastro imobiliário municipal. 

O mapa urbano básico é formado por polígonos que definem os limites do município, do perímetro urbano, dos setores, bairros e lotes. Por polilinhas que definem os trechos de logradouros, e por fim, por pontos que definem as unidades cadastrais ou economias de cada imóvel. 

A Geodados utiliza metodologia própria apurada, que garante que 100% dos imóveis urbanos sejam devidamente identificados e codificados, maximizando os resultados obtidos pelos serviços de geoprocessamento, empreendidos nas atualizações dos cadastros imobiliário e mobiliário e georreferenciamento das bases de dados multifinalitárias como as bases do cadastro único federal, de alunos da rede pública municipal e estadual, entre outras.







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Atualização do cadastro imobiliário urbano 

A atualização da área construída e dos parâmetros construtivos dos imóveis são realizadas por geoprocessamento, remotamente, garantindo a discrição do trabalho. Além disso, 100% dos imóveis urbanos são atualizados, maximizando a base de lançamento do IPTU e promovendo a justiça tributária.







Atualização do cadastro mobiliário 

Os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço são georreferenciados. Em seguida, os dados referentes ao ramo de atividade e publicidade são atualizados. Quando necessário, o levantamento da área de publicidade dos estabelecimentos é realizado remotamente, por geoprocessamento.



Atualização do cadastro imobiliário rural

Inicialmente é realizado o mapeamento das propriedades rurais. Em seguida, o mapa é vinculado a base de dados do ITR, INCRA e CAR e são levantados os parâmetros necessários para o cálculo do Grau de Utilização – GU da propriedade rural, que será utilizado no cálculo do valor do ITR.



Atualização da Planta de Valores Genéricos - PVG

A atualização da PVG é realizada por geoprocessamento, com base nas normas técnicas da ABNT NBR 14.653-1 e NBR 14.653-2 e recomendações do IBAPE, utilizando o Método Comparativo de Dados de Mercado. O grau de Fundamentação e de Precisão, geralmente adotado, é conforme o item 9.2 da NBR 14.653-2.



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Elaboração do cadastro da vegetação urbana e rural

O cadastro da vegetação urbana é realizado por fotointerpretação, geoprocessamento das unidades arbóreas, e classificação por tipo arbóreo, arbustivo ou gramíneo e subdivisão de vegetação por localização em calçadas, praças, bosques, parques, jardins e imóveis públicos ou privados. 

No cadastro das unidades arbóreas são detalhados espécie, porte, diâmetro do tronco, altura e área da copa. A análise dos espécimes também classifica suas ocorrências em relação às calçadas, fiações e iluminação pública (interferência - cone luminotécnico).





Elaboração do cadastro das áreas de preservação permanente - APP

As áreas de preservação permanente - APPs são delimitadas com base no Código Florestal Brasileiro, auxiliando as prefeituras na fiscalização ambiental e de obras particulares e no planejamento das ações de recuperação de matas ciliares.





Elaboração do cadastro das áreas de risco

As áreas com maior potencial de deslizamento de encostas e locais sujeitos a inundações bruscas e recorrentes são delimitadas por meio da interpretação dos aspectos do modelo digital do terreno, curvas de nível, mapa urbano básico, mapa geológico, coeficientes de permeabilidade, microbacias e estruturas antrópicas de reservação de águas pluviais. Desta forma é possível simular e analisar situações de risco de deslizamentos de taludes e inundações bruscas e planejar ações preventivas.



Elaboração do cadastro da rede de abastecimento de água potável 

O mapa da rede é realizado com dados fornecidos pelo município e obtidos em levantamentos de campo, contendo entidades como: hidrômetros, tubulação, unidades de armazenamento, estações de tratamento, poços profundos e semiprofundos, púbicos ou privados, e bacias hidrográficas.



Elaboração do cadastro da rede de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e da coleta de resíduos sólidos

O mapa da rede de coleta, das estações de tratamento e das áreas de disposição final de efluentes tratados é realizado a partir de dados fornecidos pelo município e obtidos em levantamentos de campo, sendo geoprocessadas as estruturas das macro e microdrenagens, como: canais abertos, reservatórios de detenção e galerias de grande dimensão, sarjeta, poço de visita, boca de lobo e galerias, bem como a varrição das vias urbanas, da desobstrução das bocas de lobo e das rotas e frequências de coleta dos resíduos sólidos.





Elaboração do cadastro das áreas poluídas, estabelecimentos potencialmente poluidores e dados de licença ambiental

Os estabelecimentos com atividades industriais, comerciais e prestadores de serviços são geoprocessados e qualificados de acordo com o potencial de poluição das resoluções do CONAMA. 

A fim de auxiliar as atividades de fiscalização ambiental, a emissão de licenças ambientais passa a ser realizada pelo Sistema Geodados SaaS, sendo possível identificar os estabelecimentos com ou sem licença ambiental válida. 

Com isso, a Geodados proporciona aos gestores, uma visão técnica e global de todo o meio ambiente do município, criando melhores condições para as tomadas de decisões e planejamento de ações relacionadas à compatibilização do crescimento urbano e meio ambiente. 


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Digitalização e codificação de documentos

Para facilitar o dia a dia dos servidores municipais nas buscas e consultas de documentos impressos existentes na Prefeitura, a Geodados desenvolveu metodologia e tecnologia de digitalização, codificação, reconhecimento de caracteres por OCR e vinculação dos documentos aos seus respectivos objetos espaciais. 

Desta forma, por exemplo, ao se clicar em imóvel no mapa, os documentos digitalizados referentes àquele imóvel como alvarás de construção, projetos de construção, habite-se e boletim de informação cadastral são exibidos e podem ser facilmente visualizados. 

Em decorrência do reconhecimento de caracteres por OCR, o usuário do Sistema Geodados poderá pesquisar por palavras ou números, por exemplo - José Santos – e imediatamente os documentos que contiverem este nome serão exibidos e georreferenciados.





Análise de posturas imobiliárias

A análise das posturas imobiliárias é realizada por fotointerpretação, utilizando como referência os parâmetros definidos na legislação municipal que regulamenta o uso e ocupação do solo, parcelamento do solo e zoneamento urbano. As irregularidades constatadas são classificadas, georreferenciadas e repassadas à Prefeitura no formato de mapas digitais e relatórios, auxiliando os gestores no planejamento de ações corretivas ou mitigadoras. 

Desta forma, por exemplo, os imóveis que não construíram a calçada conforme as especificações da lei municipal nas suas testadas são agrupados e repassados à Prefeitura. 

As análises são feitas para todos os imóveis urbanos, em massa, facilitando a compreensão da dimensão dos problemas, auxiliando os gestores no planejamento e estratégia das ações.





Implantação da rede de referência cadastral (Marcos Geodésicos de Precisão) 

A rede de referência cadastral municipal é implantada por engenheiros cartógrafos e topógrafos capacitados, que fazem parte do quadro da Geodados, seguindo as especificações da NBR 14166, podendo ser pelo método direto ou aerofotogramétrico. Os marcos geodésicos são monumentalizados e densificados de acordo as especificações do projeto.

A rede de referência cadastral municipal é fundamental para a segurança jurídica e apoio técnico no sentido de se estabelecer a infraestrutura de apoio geodésico e topográfico que proporcione a normalização e sistematização de todos os levantamentos topográficos que vierem a ser realizados no município, aplicados por exemplo à planta cadastral do município, divisas de loteamentos e imóveis, processos de REURB na elaboração dos memoriais descritivos, projetos de engenharia e planta de valores genéricos – PVG.



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O desafio de alocar e transportar diariamente milhares de alunos da rede pública de ensino é enorme e oneroso aos cofres municipais!


Elaboração do mapa de alunos e unidades de ensino

No sentido de auxiliar os gestores municipais, a Geodados realiza de forma célere, o mapeamento das residências dos alunos e das unidades de ensino na área urbana e rural. 

Com estes dados georreferenciados, os gestores conseguem “enxergar” melhor as regiões mais carentes de unidades de ensino e orientar as matrículas dos alunos por geolocalização.





Elaboração do mapa e rastreamento veicular do transporte escolar 

Para auxiliar os gestores na otimização das rotas, no controle do uso, quilometragem, velocidade e do consumo de combustível das unidades veiculares utilizadas no transporte escolar, a Geodados realiza o mapeamento por rastreamento veicular da frota e fornece aos gestores através de sistema de geoprocessamento e relatórios técnicos, os insumos necessários para o melhor gerenciamento dos serviços. A tecnologia de rastreamento geográfico veicular é desenvolvida e implantada pela própria empresa, facilitando as manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas do sistema.


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Serviços para a regularização fundiária do município com o Programa Titular.


A Geodados participa de todas as etapas dos processos de regularização fundiária e possui sistema próprio para o gerenciamento e acompanhamento do projeto com transparência.

 Etapas da REURB:

  • Pesquisa e diagnóstico de núcleos
  • Levantamento Planialtimétrico Cadastral – LEPAC
  • Cadastro social 
  • Selagem de ocupantes 
  • Estudos técnicos
  • Projetos urbanísticos de infraestrutura essencial, ambiental, sistemas viários e áreas de preservação
  • Elaboração do Projeto de Regularização Fundiária
  • Assessoria para emissão de Certidão de Regularização Fundiária 




Geoprocessamento de unidades subnormais

Identificação e dimensionamento das áreas com unidades subnormais, dimensionando a quantidade de famílias existentes e criando dados de referência para monitoramento futuro do crescimento ou diminuição de unidades destas áreas.


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Revisão do Plano Diretor Municipal por meio dos dados multifinalitários do geoprocessamento, otimizando os planos setoriais.

Reordenamento Territorial

Com base na atualização cadastral, são analisadas as informações de bairros, logradouros e numeração imobiliária para identificar as inconsistências com a base de dados do cadastro imobiliário e ausências na nomenclatura dos logradouros e numeração.
Após a análise, é criado um plano de numeração baseado em metodologias coerentes e o mesmo passa por validação da prefeitura.

A Geodados também confecciona e fixa as placas de numeração com agilidade e atualização em tempo real no sistema. As placas são industrializadas em alumínio e sua impressão com filtro UV garante maior durabilidade e resistência a intempéries.


Planos setoriais

Análise e viabilidade de projetos como: plano local de habitação, mobilidade urbana, saneamento básico, arborização municipal, gestão integrada de resíduos sólidos, reordenamento territorial e endereçamento, incorporando a experiência técnica dos servidores e as expectativas dos munícipes.

Com isso, é possível planejar o desenvolvimento do município de forma ordenada e atendendo à realidade da comunidade local.




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Classificação de equipamentos municipais

Geoprocessamento das informações de componentes urbanos como via pública, leito carroçável, sinalização viária, calçada, fiação, iluminação pública, rede de água, esgoto, pontes, viadutos, passarelas, pontos e abrigos de ônibus, lixeiras públicas, coleta e drenagem de águas pluviais.

Os componentes são georreferenciados, codificados e classificados por tipo, material construtivo, estado de conservação, parâmetros e medidas, realizados por fotointerpretação e medidos através da reconstrução tridimensional por densa nuvem de pontos.

Dessa maneira, os gestores conseguem realizar o planejamento a curto, médio e longo prazo para a manutenção e instalação dos componentes públicos municipais.





Próprios públicos

Cadastro em mapa dos imóveis, lotes públicos e áreas verdes institucionais urbanas georreferenciados em mapa. A vinculação destes cadastros ao mapa urbano fiscal possibilita a visualização espacial e distribuição dos próprios públicos para nortear os investimentos em novos equipamentos levando em conta, fatores de proximidade e densidade populacional.


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Elaboração do cadastro de saúde

Georreferenciamento de informações com base nos dados do município como: unidades de atendimento da rede municipal e conveniada, setores, áreas, microáreas e programas de saúde. 

A integração facilita a classificação de dados em caso de endemias.





Controle e combate ao Aedes

Através do geoprocessamento, o GeoAedes auxilia no cadastro e gerenciamento de informações estratégicas relacionadas ao combate ao Aedes Aegypt.

A coleta de dados é realizada com o uso de aplicativo em smartphone, nos padrões exigidos pelo Ministério e Secretaria Estadual da Saúde e integrado ao sistema, que permite a análise das informações geradas e do desempenho das equipes.

A integração com os dados multifinalitários agiliza o agendamento de visitas e fiscalizações dos agentes de saúde, uma vez que, ao identificar os focos, é possível mapear os raios de incidência e transmissão.







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Elaboração do cadastro dos programas sociais

Geoprocessamento da base de dados municipal do Cadastro Único para programas sociais e das famílias beneficiárias dos programas sociais. No mapa georreferenciado são disponibilizadas informações de famílias que possivelmente necessitem de assistência social, mas ainda não estão cadastradas nos programas sociais.



Elaboração do cadastro da vulnerabilidade social

Geoprocessamento dos dados socioeconômicos e infraestruturais do município, que combinados, produzem o mapa de vulnerabilidade social. 

O mapa é uma ferramenta norteadora para os investimentos públicos na cidade por permitir a visualização de regiões carentes de infraestrutura e equipamentos públicos municipais.



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Elaboração do cadastro de sinalização de trânsito 

Geoprocessamento dos dados referentes à sinalização de trânsito horizontal e vertical. Classificação do material construtivo e estado de conservação das sinalizações, de acordo com as normas do DENATRAN e CONTRAN. 

É possível mensurar a altura da sinalização vertical e a área da sinalização horizontal através das fotos 360°, nuvem de pontos terrestres e ortofotos.





Elaboração do cadastro das vias de transporte

Classificação das vias de transporte urbanas e rurais de acordo com sua utilização, sentido de fluxo, tipos de pavimentação, velocidade limite, segurança e conforto das calçadas.


Elaboração do cadastro de mobilidade

Geoprocessamento das áreas com estacionamentos rotativos, pontos de parada do transporte público municipal, rotas das linhas de ônibus do transporte público e pontos de taxi. 

A estrutura dos abrigos nos pontos de parada de ônibus e taxi são analisadas e classificadas.





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Serviços de assessoria para a elaboração e revisão de legislação e códigos municipais como: Código Tributário, de Posturas, de Obras, Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, de Zoneamento e de Perímetro Urbano.


A assessoria visa estabelecer normas claras e objetivas para desburocratizar as regras do município, a fim de promover o crescimento na arrecadação municipal, de acordo com a legislação nacional e jurisprudências vigentes.

Os serviços jurídicos da Geodados contam com uma equipe especialista altamente capacitada para garantir segurança e conformidade em todos os processos.



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Cadastros

Geoprocessamento dos logradouros, quadras, lotes e jazigos dos cemitérios públicos sobre as ortofotos de altíssima resolução que constituem os mapas básicos dos cemitérios públicos.



Digitalização de atestados de óbito

Digitalização e codificação dos atestados de óbito, associando-os aos respectivos lotes e jazigos, garantindo a preservação dos dados documentais em sistema de geoprocessamento



Por fim, são elaborados memoriais descritivos dos cemitérios públicos contendo pontos de referências georreferenciados, distâncias entre pontos e orientações azimutais.


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Através das atualizações periódicas o mapa da cidade se mantém atualizado, e por estes novos dados, são detectadas alterações como: novas construções, aumento de área construída, ocupações, supressão de vegetação, descarte de entulho irregular, entre outros.



A atualização periódica das fotos de fachada também garante a manutenção dos serviços e evidências de alterações de uso e de obras nos imóveis.



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Bolinhas