diagnostico-de-arborizacao-urbana-de-jales-sp-20240307154427000

Diagnóstico de Arborização Urbana de Jales - SP

06 de outubro de 2023 | Geodados

Diagnóstico vai possibilitar a implantação de leis e medidas para a melhoria da gestão arbórea na cidade.

A Secretaria do Meio Ambiente foi uma das beneficiadas ao receber o Diagnóstico de Arborização, documento técnico de detalhamento da situação dos componentes vegetais da área urbana, elaborado pela Geodados. 

O diagnóstico abrangeu o georreferenciamento e ampla classificação das características dos espécimes arbóreos da cidade, incluindo a área, altura, espécie, relação com a calçada, logradouros, fiação e iluminação pública. 

Vários estudos foram realizados como: densidade de árvores e índice de cobertura arbórea, quantidade e diversidades de espécies e índice de qualidade de arborização urbana. 

Com mapas temáticos e dashboards dinâmicos, a Secretaria de Meio Ambiente de Jales está conseguindo modernizar os serviços de fiscalização de poda e plantio e planejar a produção de mudas de seu viveiro municipal. 

Nos próximos meses, o município e a Geodados irão desenvolver, juntos, um Plano de Ação que busca abordar os pontos de atenção identificados no diagnóstico, visando melhorar a qualidade da arborização municipal a curto, médio e longo prazo. 

"Nós temos agilidade no processo de poda, de supressão de árvore e de fiscalização. com esse projeto, a gente passou a ter menos pessoas na rua, porque os técnicos agora podem identificar as árvores pelo Sistema Geodados SaaS, o que torna o nosso trabalho mais ágil." Sandra de Lima Gigante, Secretária de Abastecimento de Meio Ambiente de Jales - SP


Índice de Qualidade de Arborização 

O Índice Indicativo da Qualidade da Arborização é um método para análise e indicação da qualidade da vegetação arbórea urbana. através dele, é possível determinar se as áreas precisam de atenção à adequação aos componentes arbóreos e vegetais. 


De acordo com o levantamento, 58,50% da área urbana tem a qualidade da arborização totalmente adequada, demandando de pouca manutenção, enquanto 34,96% está adequada e precisa de um nível médio de manutenção. Já em 6,54% da área urbana, a arborização está parcialmente adequada e a administração precisa redobrar os cuidados.


Clique aqui e conheça como a Plataforma Geodados pode colaborar com o desenvolvimento do meio ambiente do seu município.

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhar

Veja também

Há dez anos que Indaiatuba-SP tem aumento contínuo nas receitas municipais

Geodados em IndaiatubaLocalizada na região mais rica e industrializada do País, próxima a Campinas e a pouco mais de 90 km de São Paulo, Indaiatuba oferece aos seus munícipes excelente qualidade de vi...

09 de novembro de 2015 | Geodados

Modernidade e eficiência com o Sistema Geodados SaaS em Dracena-SP

O uso de aplicativo móvel agiliza a fiscalização. O Sistema Geodados SaaS - Web e Mobile modernizou os serviços de fiscalização em campo de Dracena.As ordens de serviços são geradas e georreferen...

28 de março de 2024 | Geodados

Araras-SP investe em geoprocessamento para recuperar 50 milhões de reais

Geodados em ArarasCom localização privilegiada em meio ao maior entroncamento rodoviário da América Latina e a 170 Km da capital paulista, o município de Araras tem sua economia baseada na agroindústr...

25 de fevereiro de 2015 | Geodados
2024-04-15 06:49:20