Diagnóstico vai possibilitar a implantação de leis e medidas para a melhoria da gestão arbórea na cidade.
A Secretaria do Meio Ambiente foi uma das beneficiadas ao receber o Diagnóstico de Arborização, documento técnico de detalhamento da situação dos componentes vegetais da área urbana, elaborado pela Geodados.
O diagnóstico abrangeu o georreferenciamento e ampla classificação das características dos espécimes arbóreos da cidade, incluindo a área, altura, espécie, relação com a calçada, logradouros, fiação e iluminação pública.
Vários estudos foram realizados como: densidade de árvores e índice de cobertura arbórea, quantidade e diversidades de espécies e índice de qualidade de arborização urbana.
Com mapas temáticos e dashboards dinâmicos, a Secretaria de Meio Ambiente de Jales está conseguindo modernizar os serviços de fiscalização de poda e plantio e planejar a produção de mudas de seu viveiro municipal.
Nos próximos meses, o município e a Geodados irão desenvolver, juntos, um Plano de Ação que busca abordar os pontos de atenção identificados no diagnóstico, visando melhorar a qualidade da arborização municipal a curto, médio e longo prazo.
"Nós temos agilidade no processo de poda, de supressão de árvore e de fiscalização. com esse projeto, a gente passou a ter menos pessoas na rua, porque os técnicos agora podem identificar as árvores pelo Sistema Geodados SaaS, o que torna o nosso trabalho mais ágil." Sandra de Lima Gigante, Secretária de Abastecimento de Meio Ambiente de Jales - SP
Índice de Qualidade de Arborização
O Índice Indicativo da Qualidade da Arborização é um método para análise e indicação da qualidade da vegetação arbórea urbana. através dele, é possível determinar se as áreas precisam de atenção à adequação aos componentes arbóreos e vegetais.
De acordo com o levantamento, 58,50% da área urbana tem a qualidade da arborização totalmente adequada, demandando de pouca manutenção, enquanto 34,96% está adequada e precisa de um nível médio de manutenção. Já em 6,54% da área urbana, a arborização está parcialmente adequada e a administração precisa redobrar os cuidados.
Veja também
Taquaritinga-SP moderniza o cadastro imobiliário e passa a ser referência
A atualização cartográfica de Taquaritinga passou a ser digital, sem lançamentos em papel. Com a integração do mapa urbano fiscal ao cadastro imobiliário, ortofotos e fotos frontais, a prefeitura pass...
20 de maio de 2014 | GeodadosHá dez anos que Indaiatuba-SP tem aumento contínuo nas receitas municipais
Geodados em IndaiatubaLocalizada na região mais rica e industrializada do País, próxima a Campinas e a pouco mais de 90 km de São Paulo, Indaiatuba oferece aos seus munícipes excelente qualidade de vi...
09 de novembro de 2015 | GeodadosMirassol-SP constata aumentos significativos de área construída em 25% dos imóveis
Somando ampliações e novas edificações o aumento de área construída foi de 793.080m², sendo 7.310 ampliações e 1.718 novas edificações, representadas na figura abaixo em verde e vermelho respectivamen...
01 de dezembro de 2020 | Geodados