atualizacao-em-carandai-acrescenta-r-15-milhao-no-valor-do-lancamento-do-iptu-20231010110444000

Atualização em Carandaí-MG acrescenta R$ 1,5 milhão no valor do lançamento do IPTU

01 de junho de 2023 | Geodados

Atualização imobiliária ajustou 18 anos de defasagem no cadastro imobiliário.


Conhecida como Celeiro de Minas, Carandaí é o maior horticultor do estado de Minas Gerais e sua capacidade produtiva é motivo de atenção dos investidores, o que resultou em crescimento populacional e imobiliário do município nos últimos anos.

Contudo, a defasagem dos cadastros imobiliários no município de Carandaí era um grande obstáculo para os investimentos do município, uma vez que seu tamanho era incompatível com a receita arrecadada.

O período de desatualização gerou incompatibilidade entre o crescimento imobiliário, populacional e arrecadação. 


Serviços de geoprocessamento

Com o objetivo de crescimento financeiro definido, Carandaí apostou na atualização cadastral por geoprocessamento, e para isso, foram utilizadas ortofotos 0,10m/pixel e imagens esféricas 360°, que foram captadas ao longo de todas as vias urbanas.

O imageamento aéreo e terrestre possibilitou a atualização do cadastro municipal, alcançando todos os imóveis que foram medidos e resultaram em um aumento de 307.000m², que equivale a 56% a mais de área edificada ao município.

Os imóveis que tiveram divergência na área construída receberam cartas de notificação, ilustradas com imagens e dados cadastrados e constatados pelo geoprocessamento e todo o atendimento ao munícipe foi realizado com o Sistema Geodados.



A Planta de Valores Genéricos - PVG foi atualizada e viabilizou também o reajuste no IPTU e ITBI do município

Com isso, as inconsistências cadastrais foram corrigidas e Carandaí passou a arrecadar os impostos de forma justa e transparente, ajustando a receita ao porte do município, de acordo com os tipos dos imóveis, área e padrão construtivo.

E o resultado da atualização foi muito acima do esperado: "No 1° ano, a Prefeitura obteve um incremento de + de R$ 500.000,00 no lançamento do IPTU". Eliziela Cristina, Departamento de administração tributária.


Modernização e agilidade no atendimento

Com a implantação do sistema e treinamento da equipe, a adaptação à modernização foi rápida e eficaz. 

Com o Sistema Geodados, os servidores do setor conseguem atender os contribuintes de forma imediata, extinguindo a necessidade de visitas ao local. As imagens em alta qualidade e as medidas precisas diminuíram a taxa de erros no setor, que agora é capaz de realizar um atendimento mais completo, sólido e eficiente.



"É uma ferramenta que já é conectada com o departamento. A gente já não consegue sobreviver mais sem. A administração adotou esse benefício e obteve um bom retorno, tanto na área da saúde, onde houve uma ampliação significativa, quanto nas construções de pontes, melhorias de ruas, enfim, infraestrutura em geral." Eliziela Cristina, Departamento de administração tributária. 


Clique aqui e conheça como a Plataforma Geodados pode contribuir para a melhoria do seu município.

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhar

Veja também

Conselheiro Lafaiete constata 46% a mais de área construída e decreta o fim à defasagem do cadastro imobiliário.

A desatualização do Cadastro Imobiliário e da Planta de Valores Genéricos tem sido apontada pelos Tribunais de Contas dos estados como o principal fator causador da queda na arrecadação municipal. Em...

15 de setembro de 2022 | Geodados

Georreferenciamento torna gestão municipal mais eficiente em Pará de Minas - MG

Com população de aproximadamente 91.969 habitantes, Pará de Minas é a terceira maior cidade metropolitana de Belo Horizonte. O município ocupa território de 551,24 km² e os principais acessos são pela...

05 de maio de 2017 | Geodados

Crescimento acima do esperado em Caeté - MG

O município agora passa a arrecadar de acordo com o porte e, o mais importante, sem aumentar o IPTU dos munícipes!A Prefeitura de Caeté se surpreendeu com os resultados obtidos pelo geoprocessamento....

06 de outubro de 2023 | Geodados
2024-04-15 07:11:58