crescimento-acima-do-esperado-em-caete-mg-20240307153737000

Crescimento acima do esperado em Caeté - MG

06 de outubro de 2023 | Geodados

O município agora passa a arrecadar de acordo com o porte e, o mais importante, sem aumentar o IPTU dos munícipes!

A Prefeitura de Caeté se surpreendeu com os resultados obtidos pelo geoprocessamento. Foram 14 anos de crescimento sem a atualização dos dados e com isso, o município fazia uma arrecadação de IPTU defasada, que não acompanhava o crescimento da cidade.

Com a atualização por geoprocessamento, o município constatou aumento de 46,62% na área construída(m²) e isso refletiu de forma positiva no aumento das receitas do IPTU. 

O lançamento do IPTU dos lotes que não estavam na base de dados do cadastro imobiliário gerou aumento das receitas próprias do município e assim todos os munícipes foram favorecidos, uma vez que quem não pagava o imposto da forma devida passou a pagar, colaborando para uma tributação mais justa. 


Com a discrição dos serviços de geoprocessamento e os resultados obtidos, o município aumentou o valor em caixa e passou a investir mais em melhorias, trazendo mais qualidade de vida aos munícipes. 

Para a Secretária da Fazenda, Cíntia Regina dos Santos, com a ampliação da base de dados de contribuintes municipais, o maior benefício para a população foi a justiça social. 

"Isso vai dar um incremento na receita de mais ou menos meio milhão de reais, só com imóveis que não estavam no cadastro. Isso sem aumentar nem 1 real no valor do IPTU." Cíntia Regina dos Santos, Secretária de Fazenda de Caeté-MG.


Clique aqui e conheça como a Plataforma Geodados pode contribuir com o crescimento do seu município.

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhar

Veja também

Georreferenciamento torna gestão municipal mais eficiente em Pará de Minas - MG

Com população de aproximadamente 91.969 habitantes, Pará de Minas é a terceira maior cidade metropolitana de Belo Horizonte. O município ocupa território de 551,24 km² e os principais acessos são pela...

05 de maio de 2017 | Geodados

Cambuí -MG usa geoprocessamento no combate à recessão econômica

Geodados em CambuíDe clima agradável, a temperatura média anual é de 19°C, e gente hospitaleira, Cambuí está localizada aos pés da serra da Mantiqueira, na região sul de Minas Gerais. Com população es...

06 de março de 2017 | Geodados

Atualização em Carandaí-MG acrescenta R$ 1,5 milhão no valor do lançamento do IPTU

Atualização imobiliária ajustou 18 anos de defasagem no cadastro imobiliário.Conhecida como Celeiro de Minas, Carandaí é o maior horticultor do estado de Minas Gerais e sua capacidade produtiva é...

01 de junho de 2023 | Geodados
2024-04-15 06:36:29