aerolevantamento-fotogrametrico-tecnologia-de-precisao-para-planejar-o-futuro-do-seu-municipio-20250630113705000
30 de junho de 2025 | Geodados

Aerolevantamento Fotogramétrico auxilia no planejamento municipal

Para tomar decisões seguras sobre o crescimento de uma cidade, é essencial conhecer bem cada detalhe do território. É nesse ponto que o Aerolevantamento Fotogramétrico com Perfilometria Laser da Geodados se torna um grande aliado das Prefeituras.

O processo começa com o planejamento cuidadoso do voo, que cobre toda a área pré-definida do município, definindo alturas, faixas de sobrevoo e a sobreposição entre as imagens para garantir que nenhuma parte fique descoberta.

Em dias de céu limpo, a aeronave homologada e autorizada pela ANAC e pelo Ministério da Defesa e equipada com sensores de última geração, realiza a captação de imagens aéreas de altíssima resolução, com 5 centímetros por pixel, tanto no espectro do visível (RGB) quanto no infravermelho próximo (NIR). Simultaneamente, o sensor LiDAR mapeia milhões de pontos do terreno, criando uma nuvem de pontos extremamente densa, tudo isso operando de forma sincronizada, o que assegura a máxima precisão cartográfica exigida para esse tipo de serviço. Durante o voo, sistemas de GPS de dupla frequência e a unidade inercial registram a posição exata e a orientação de cada foto, corrigindo automaticamente qualquer inclinação ou desvio, considerando inclusive a curvatura da Terra.

Depois que as imagens  são captadas, elas passam por um processamento especializado que corrige distorções e gera as ortofotos, que são imagens aéreas processadas e georreferenciadas, essenciais para todo o processo de geoprocessamento. É com base nessas ortofotos que se confecciona um mapa urbano geoprocessado confiável, refletindo com precisão as condições reais do município. Essa base atualizada permite à Prefeitura realizar a atualização do cadastro imobiliário urbano, identificar áreas construídas não registradas, corrigir inconsistências no banco de dados e elaborar o cadastro técnico multifinalitário, que reúne informações detalhadas sobre imóveis, redes de infraestrutura, sistema viário e o inventário do meio ambiente, por exemplo.

Assim, as ortofotos tornam-se essenciais para que os gestores tenham controle total sobre o território, otimizem a arrecadação de tributos, planejem expansões urbanas com segurança e promovam o desenvolvimento sustentável.

Além disso, com base nas ortofotos e na nuvem de pontos, são produzidos o Modelo Digital de Superfície (DMS), que mostra o relevo junto com construções e vegetação, e o Modelo Digital de Terreno (MDT), que representa a superfície do solo sem obstáculos, sendo fundamental para projetos de infraestrutura e drenagem. Também são geradas curvas de nível, modelos de declividade e modelos hidrográficos que facilitam o planejamento de loteamentos, redes de água e esgoto, drenagem urbana e ações de proteção ambiental.

Com essa base de dados detalhada e atualizada, a Prefeitura passa a ter em mãos informações essenciais para planejar e executar políticas públicas mais eficientes, reduzir desperdícios e evitar obras mal planejadas.

Um bom exemplo de realização desse trabalho é o município de Ubá, em Minas Gerais. Lá, o aerolevantamento fotogramétrico com perfilometria laser da Geodados cobriu 407,5 km² com imagens de altíssima resolução nos espectros visível (RGB) e infravermelho (NIR). Como resultado, 53 mil imóveis tiveram a área construída atualizada, representando um acréscimo de 1,9 milhão de metros quadrados no cadastro imobiliário do município.

Na imagem acima temos um recorte das imagens aéreas do município de Ubá-MG.


As ortofotos e os produtos derivados serviram de base para a elaboração de um cadastro técnico multifinalitário que vem apoiando diversas áreas da administração pública, como meio ambiente, educação, obras, trânsito, assistência social e, principalmente, na regularização fundiária urbana. Inclusive, graças às ortofotos atualizadas, o município conquistou um subsídio de R$ 500.000,00 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais para realizar o REURB, tendo como contrapartida apenas a base cartográfica produzida pela Geodados. Essa experiência mostra na prática como o aerolevantamento fotogramétrico fortalece o planejamento, amplia a arrecadação e moderniza a gestão municipal.

O aerolevantamento fotogramétrico realizado pela Geodados entrega à gestão municipal ferramentas que garantem mais segurança para projetos presentes e futuros, fortalecem o controle urbano e valorizam cada centavo investido em tecnologia e modernização.

Se o seu município busca evoluir para um patamar mais inteligente de gestão, conte com a Geodados para transformar imagens em soluções práticas para o dia a dia da sua cidade.

Clique aqui e solicite o contato de nossos consultores.


Artigos relacionados

geoprocessamento-em-brumado-modernizacao-e-eficiencia-20231024105740000

Geoprocessamento em Brumado: modernização e eficiência

24 de outubro de 2023 | Geodados
uba-geoprocessamento-transforma-a-gestao-e-impulsiona-o-crescimento-economico-20231024112317000

Ubá: Geoprocessamento transforma a gestão e impulsiona o crescimento econômico

29 de maio de 2023 | Geodados
salinas-mg-modernizacao-em-acao-20231024113622000

Salinas - MG: modernização em ação

01 de agosto de 2023 | Geodados
leitura-do-territorio-um-importante-instrumento-para-o-planejamento-municipal-20231024114456000

Leitura do território: um importante instrumento para o planejamento municipal

24 de outubro de 2023 | Geodados
atualizacao-da-planta-de-valores-genericos-pvg-promove-equidade-na-tributacao-municipal-20240322112733000

Atualização da Planta de Valores Genéricos - PVG - promove equidade na tributação municipal

20 de março de 2024 | Geodados
rede-de-marcos-geodesicos-em-uba-mg-20240322122052000

Rede de marcos geodésicos em Ubá - MG

22 de março de 2024 | Geodados
geoprocessamento-um-poderoso-aliado-no-combate-a-dengue-20240509110901000

Geoprocessamento, um poderoso aliado no combate à dengue

09 de maio de 2024 | Geodados