municipios-do-parana-investem-em-modernizacao-territorial-com-geoprocessamento-20251121093259000
21 de novembro de 2025 | Geodados

Municípios do Paraná investem em modernização territorial com geoprocessamento

Recentemente, os municípios de Antônio Olinto, Ivaiporã, e Manoel Ribas (PR) deram um passo importante na modernização da gestão territorial ao contratarem um conjunto completo de soluções em geoprocessamento. As ações contratadas unem tecnologia de ponta e metodologias técnicas consolidadas para entregar dados confiáveis, transparência e eficiência na administração pública municipal.


Tecnologias utilizadas nos projetos

Aerolevantamento fotogramétrico e perfilométrico LiDAR - permite medir com precisão áreas construídas, declividades e altimetria do território. Serve como base para inúmeras análises.

Mapeamento móvel 360° e terrestre com LiDAR - permite verificar padrões construtivos, situação de conservação e infraestrutura viária com rapidez. Será utilizado na verificação de detalhes ao nível de rua e tomada das medidas de componentes urbanos e fachadas.

Atualização imobiliária e recadastramento - cruzamento entre imagens aéreas, imagem frontal dos imóveis e bases cadastrais para identificar aumento de área construída, padrão construtivo, usos do solo e identificação de imóveis não cadastrados.

Sistema Geodados SaaS (Web & Mobile) - possibilita o acesso às informações, integração com demais sistemas e consultas durante atendimentos ao munícipe. O sistema facilita análises espaciais, extração de relatórios e serviços de vistoria em campo.


Situação específica de cada município

Ivaiporã - retorno em 2025 com atualização urbana e rural

Ivaiporã já havia feito um projeto anterior com a Geodados. Em 2025, o projeto retorna incluindo, além da atualização urbana e imobiliária, a atualização do mapa rural. A inclusão do rural amplia o alcance do cadastro e apoia políticas de planejamento agroambiental, regularização fundiária rural, gestão de estradas e defesa civil.

Antônio Olinto - nova fase de modernização em 2025 

Também cliente histórico, Antônio Olinto volta a ser geoprocessado em 2025. O novo ciclo consolida a base anterior e dá suporte ao planejamento urbano e à correta atualização de lançamentos tributários.

Manoel Ribas - recadastramento e atualização da PVG

Manoel Ribas, além de ter um pacote completo de aerolevantamento, mapeamento móvel e recadastramento, terá também uma atualização de sua Planta de Valores Genéricos. A nova PVG será formulada com base em análises de mercado e fotointerpretação, criando zonas de valor mais representativas e corrigindo distorções para garantir maior equidade na cobrança de IPTU e ITBI.

Aerolevantamento fotogramétrico realizado com drone e veículo que realizou o mapeamento móvel 360° LiDAR em Manoel Ribas-PR.


Vantagens que esses municípios terão no futuro

Arrecadação justa a transparente - com a atualização do cadastro e PVG, os valores venais refletirão melhor o mercado, reduzindo distorções. As receitas ajustadas melhoram o equilíbrio fiscal sem onerar indevidamente os contribuintes. 

Tomada de decisão baseada em dados - gestores passam a contar com ortofotos, nuvens de pontos e base de dados cadastral atualizada para planejar usos do solo, obras, manutenção viária e políticas públicas (habitação, limpeza urbana e trânsito).

Eficiência operacional e atendimento ao cidadão - informações acessíveis no Geodados SaaS agilizam o trabalho dos servidores, possibilitando consultas e ações no momento do atendimento, redução de deslocamentos e processos mais rápidos.

Conformidade com legislações - municípios modernizados ficam mais aptos à integração com o SINTER para atender exigências da reforma tributária e instruções normativas.


Os investimento realizados por Ivaiporã, Antônio Olinto e Manoel Ribas representam um passo decisivo rumo a uma nova era de gestão pública baseada em informação geoespacial de alta qualidade.

Ao adotar o geoprocessamento como ferramenta estratégica, esses municípios demonstram visão administrativa e preparo para os desafios que envolvem o planejamento territorial, controle tributário e desenvolvimento urbano sustentável. 

Clique aqui para entrar em contato e conhecer as soluções da Geodados que tornam municípios cada dia mais modernos.


Artigos relacionados

feliz-rs-reduz-o-iptu-dos-municipes-sem-comprometer-a-arrecadacao-20231006120412000

Feliz-RS reduz o IPTU dos munícipes sem comprometer a arrecadação

06 de outubro de 2023 | Geodados
uba-mg-utilizou-o-geoprocessamento-para-a-regularizacao-fundiaria-20231006122527000

Ubá-MG utilizou o Geoprocessamento para a Regularização Fundiária

06 de outubro de 2023 | Geodados
monitoramento-permanente-a-importancia-de-manter-o-municipio-atualizado-20231006123624000

Monitoramento permanente: a importância de manter o município atualizado

06 de outubro de 2023 | Geodados
mais-modernizacao-e-agilidade-em-camanducaia-mg-20231024111659000

Mais modernização e agilidade em Camanducaia - MG

20 de outubro de 2023 | Geodados
geodados-retorna-a-camanducaia-para-continuar-a-modernizacao-da-cidade-20231025100411000

Geodados retorna a Camanducaia para continuar a modernização da cidade

10 de junho de 2023 | Geodados
modernizando-a-gestao-de-itabaiana-se-20240228111346000

Modernizando a gestão de Itabaiana - SE

05 de janeiro de 2024 | Geodados
jales-sp-conquista-o-20-lugar-no-programa-municipio-verde-azul-20240327150257000

Jales-SP conquista o 20° lugar no Programa Município Verde Azul

01 de fevereiro de 2024 | Geodados