Dracena transforma serviços e infraestrutura com uso de geoprocessamento
Assistir vídeoDracena, município do interior do estado de São Paulo, realizou o projeto de geoprocessamento com a Geodados que abrangeu a atualização de imagens aéreas e frontais e realizou a atualização dos dados dos cadastros imobiliário, mobiliário e multifinalitário.
Com isso, diversas secretarias vêm se beneficiando com os dados, agora disponíveis em Sistema SaaS Web e Mobile.
Cadastro imobiliário
A atualização no cadastro imobiliário trouxe um retorno positivo para o setor de finanças. Foram detectadas divergências em mais de 3.500 imóveis, o que auxiliou na correção do IPTU, que esteve defasado devido às obras sem comunicação com a prefeitura.
Cadastro multifinalitário
O geoprocessamento do cadastro multifinalitário abrangeu secretarias como a de educação, meio ambiente, saúde e obras, contribuindo para organizar e modernizar os dados de interesse dos gestores destas secretarias.
Os dados da educação do município permitem, por exemplo, que o gestor tenha a visão das unidades de ensino geoprocessadas, alunos matriculados na rede pública e sua correlação com essas escolas. Essas informações possibilitam correções como a realocação dos alunos para a otimização de rotas de ônibus escolares, por exemplo.
Já no setor do meio ambiente, com os dados da arborização de calçada, tem sido possível analisar as espécies que estão plantadas, seu tamanho, circunferência e danos às calçadas causadas pelas raízes. Com isso, tem sido possível fazer o remanejamento de espécimes para evitar futuros danos e planejar a poda.
Em setores como o da assistência social, o georreferenciamento auxilia para identificar áreas que precisam receber investimentos para a melhoria da qualidade de vida.
O cemitério público também foi geoprocessado, tendo dados georreferenciados das quadras, lotes e jazigos, além da digitalização dos atestados de óbitos, o que contribui para a organização e preservação dos documentos.
Maior projeto de recapeamento asfáltico de Dracena
Segundo André Lemos, prefeito de Dracena na gestão de 2021 a 2024, o município passou por um grande projeto de recapeamento, planejado e viabilizado pelo geoprocessamento,
Com o dimensionamento correto e a visualização a nível de rua, o planejamento foi certeiro para recuperar as ruas com o asfalto em más condições, melhorando a qualidade das vias transitáveis baseado em dados reais e precisos.
Em entrevista em 2024, André ressaltou que nos 2 anos de projeto e uso do geoprocessamento fez uma grande diferença na gestão da cidade, trazendo maior assertividade ao dia a dia e incremento nas receitas do município.
"É uma ferramenta que além de ter uma praticidade muito grande no auxílio de arrecadação do município, também auxilia muito o gestor na tomada de decisão." André Lemos, Prefeito.
Assista ao vídeo completo com o depoimento do André Lemos no início dessa matéria.
Clique aqui e agende uma apresentação com nossos especialistas para conhecer as possibilidade que o geoprocessamento pode trazer ao seu município.