xxx-20240326095445000

Justiça tributária alcançada através do geoprocessamento em Feliz - RS

26 de março de 2024 | Geodados

Equidade fiscal impulsionada por avanços tecnológicos. 

Alcançar a justiça tributária era uma meta buscada pela Prefeitura de Feliz, que sentia a necessidade de atualizar o cadastro municipal para que a cobrança do IPTU fosse igualitária e de acordo com a realidade de cada imóvel. 

O compromisso da administração incluía também a manutenção do valor global lançado de IPTU, no mesmo patamar do ano anterior à atualização cadastral por geoprocessamento. 

A atualização do cadastro imobiliário por geoprocessamento foi realizada utilizando ortofotos RGB /NIR de 10 cm/pixel, modelos de superfície e terreno, fotos 360° captadas no nível da rua e, densas nuvens de pontos, geradas com tecnologias LiDAR embarcadas na aeronave e na unidade móvel que percorreu as vias da cidade. 


Com a mensuração dos acréscimos de área construída dos imóveis já cadastrados e o cadastramento de novos imóveis, principalmente os que estavam localizados nas áreas de expansão urbana e antes classificados como rurais, a Prefeitura aumentou a base tributável e cumpriu à risca o compromisso com a população. O valor global lançado de IPTU permaneceu o mesmo, não houve aumento! 

"Com todo esse recadastramento que foi feito, mais de 86% da população contribuinte de IPTU teve os eu imposto reduzido. Isso impactou diretamente no bolso das famílias. Alcançamos a justiça tributária, permitindo assim que a nossa arrecadação não sofresse impacto financeiro." Igor Germano Seibert, Secretário da Fazenda de Feliz-RS.

A administração colhe agora os frutos deste trabalho, que utiliza o Sistema Geodados SaaS em nuvem (AWS) para pesquisar e visualizar dados atualizados do cadastro imobiliário e urbanos em geral, organizados em níveis de acessos, nome de usuário e senha. O Sistema Geodados SaaS - Web e Mobile vem agilizando vários serviços públicos, incluindo a fiscalização, a coleta de dados em campo e o atendimento ao cidadão.


Clique aqui e conheça mais sobre as tecnologias disponíveis na Plataforma Geodados.

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhar
2024-04-15 05:39:00