Geo Multifinalitário

Diagnósticos setoriais que proporcionam uma visão técnica do município
O Geo Multifinalitário proporciona aos gestores uma visão técnica e global de todo o município. Realiza anualmente amplo levantamento e análise de dados cadastrais, resultando em diagnósticos, pré-requisitos para a definição das metas setoriais. A apresentação acima tem duração de 20:40. Abaixo, segue descrição de todo o serviço segmentada em vídeos menores, item por item.

Serviços

  • Geo Meio Ambiente

    Levantamento aerofotogramétrico no infravermelho:

    Realizado na área urbana e rural, para auxiliar na identificação e monitoramento da vegetação.

    Cadastro da vegetação urbana e rural:

    A vegetação urbana é subdividida em arbóreo de calçadas, vegetação de praças, bosques, parques e jardins e imóveis públicos e privados. As árvores  das calçadas são geoprocessadas e classificadas de acordo com o porte, lado da fiação, dano causado na calçada e a espécie e posteriormente vinculadas aos respectivos imóveis. A vegetação de praças, bosques, parques e jardins e em imóveis públicos e privados também é geoprocessada. A vegetação rural é geoprocessada ao longo das drenagens e maciços arbóreos.

    Cadastro das áreas de preservação permanente:

    Trata do geoprocessamento das APPs, tomando como referência o critério de distância aos corpos de água, da declividade e altitude do terreno, definidos no Código Florestal Brasileiro.

    Cadastro das áreas de risco:

    Trata do geoprocessamento de áreas com maior potencial de deslizamento de encostas e sujeitas a inundações bruscas e recorrentes.

    Cadastro do abastecimento de água potável:

    Trata do geoprocessamento dos hidrômetros, rede de distribuição, unidades de armazenamento, estações de tratamento e poços profundos e semiprofundos, tanto púbicos como privados e bacias hidrográficas.

    Cadastro do esgotamento sanitário:

    Trata do geoprocessamento da rede de coleta, das estações de tratamento e das áreas de disposição final de efluentes tratados.

    Cadastro da drenagem de águas pluviais:

    Trata do geoprocessamento das estruturas das macro e microdrenagens, como: canais abertos, reservatórios de detenção e galerias de grande dimensão, sarjeta, poço de visita, boca de lobo e galerias.

    Cadastro da limpeza urbana e resíduos sólidos:

    Trata do geoprocessamento da varrição das vias urbanas, da desobstrução das bocas de lobo e da coleta dos resíduos sólidos.

    Cadastro das áreas poluídas e estabelecimentos potencialmente poluidores:

    Trata do geoprocessamento das áreas poluídas, dos estabelecimentos com atividades potencialmente poluidoras e da classificação do potencial de poluição, de acordo com a CONAMA.

    Cadastro dos estabelecimentos com e sem licença ambiental:

    Trata do geoprocessamento dos estabelecimentos com e sem licença ambiental.

  • Geo Agricultura

    Cadastro das agriculturas e pastagens:

    Trata do geoprocessamento e classificação das áreas com agriculturas permanentes e temporárias, pastagens, áreas de pousio, áreas com irrigação e áreas com estruturas de conservação do solo.

  • Geo Patrimônio

    Cadastro das áreas verdes urbanas:

    Trata do geoprocessamento das áreas verdes a partir dos dados fornecidos pela Prefeitura Municipal, seguido da elaboração dos memoriais descritivos, devidamente georreferenciados. 

    Cadastro dos logradouros públicos:

    Trata do geoprocessamento das vias publicas, informando as dimensões e o tipo de pavimentação. 

    Cadastro dos postes e componentes da iluminação pública:

    Trata do geoprocessamento dos postes, da classificação do material construtivo, seguido do levantamento cadastral de luminárias, lâmpadas, reatores e fotocélulas. 

    Cadastro dos imóveis públicos:

    Elaborado a partir de dados fornecidos pelo cadastro imobiliário e cartórios de registro de imóveis. Todos os imóveis são geoprocessados e associados as suas respectivas certidões de matrícula, gerando o mapa municipal de imóveis públicos. Os imóveis são ainda caracterizados em memoriais descritivos individualizados.

    Cadastro dos imóveis do patrimônio histórico:

    Trata do geoprocessamento da base de dados dos imóveis públicos que fazem parte do patrimônio histórico municipal. O produto final é o mapa dos imóveis do patrimônio histórico integrado a base digital, que pode conter dados diversos e imagens internas multidirecionais.

    Cadastro de cemitérios públicos:

    Trata do geoprocessamento das vias, quadras, lotes e jazigos devidamente codificados e vinculados à base de dados existente na Prefeitura, da digitalização e vinculação dos atestados de óbito aos respectivos jazigos e for fim, da elaboração do memorial descritivo georreferenciado do cemitério.

  • Geo Educação

    Cadastro das unidades de ensino e dos alunos da rede pública:

    Trata do geoprocessamento dos endereços das unidades de ensino e das residências dos alunos. Desta maneira, o gestor analisa a distribuição dos alunos em relação as suas escolas, age para realoca-los, diminuindo as distâncias, proporcionando assim a redução dos custos de transporte escolar e maior frequência dos alunos. O valor do IDEB de cada unidade também é disponibilizado para consulta.

    Cadastro do transporte público escolar:

    Realizado a partir do geoprocessamento das rotas do transporte escolar, pontos de parada e residência dos alunos, inclusive na área rural. Desta maneira, o gestor analisa a distribuição dos pontos de coleta em relação às residências dos alunos e busca realocá-los para aperfeiçoar e diminuir as distâncias percorridas pelas rotas existentes, reduzindo os custos operacionais.

    Cadastro dos beneficiários de programas educacionais:

    Realizado a partir do geoprocessamento dos endereços residenciais dos beneficiários e das unidades de ensino da qual frequentam.

  • Geo Assistência Social

    Cadastro dos programas sociais:

    Trata do geoprocessamento das famílias que compõem o cadastro único federal, das que recebem benefícios sociais, como o do programa bolsa família, e das que necessitam de assistência social, mas ainda não estão cadastradas.

    Cadastro dos dados de vulnerabilidade social:

    Trata do levantamento e geoprocessamento dos dados socioeconômicos e infraestruturais do município, que combinados produzem o mapa de vulnerabilidade social. O mapa é uma ferramenta norteadora para os investimentos públicos na cidade e mostra as regiões mais carentes de infraestrutura e equipamentos públicos municipais.

  • Geo Saúde

    Cadastro dos equipamentos da saúde e linhas de apoio:

    Trata do geoprocessamento das unidades de atendimento da rede municipal e conveniada.

    Cadastro dos setores, áreas e microáreas:

    Trata da territorialização do município para auxiliar a Prefeitura no Programa Saúde da Família.

    Cadastro dos programas da saúde:

    Trata do geoprocessamento das bases de dados dos sistemas em uso pela secretaria da saúde para que esta possa analisar espacialmente seus cadastros e, assim administrar melhor suas ações.

    Cadastro dos dados para o controle e combate ao Aedes:

    Se dá através de uma inovação geotecnológica, de um sistema informatizado de coleta de dados em campo para uso em smartphones, nos padrões exigidos pelo Ministério e Secretaria Estadual da Saúde. Através deste sistema, a prefeitura passa a analisar em tempo real os dados coletados em campo e melhor, não precisa reprocessá-los para se adequarem aos formatos exigidos nos sistemas do Ministério e Secretaria Estadual da Saúde.

    Além do sistema de coleta de dados em campo, é implantado também o sistema de gerenciamento dos dados para os coordenadores da Saúde, que passam a analisar por tabelas, gráficos e mapas o desempenho das equipes de campo e as informações geradas. Os dados coletados são integrados automaticamente ao PDM, ao cadastro técnico multifinalitário, ampliando as possibilidades de combate ao Aedes.

    Geoprocessamento de dados estratégicos ao combate ao Aedes:

    Trata do levantamento de lotes vagos com e sem entulho, de imóveis com piscina, dos pontos estratégicos e dos imóveis especiais. 

  • Geo Habitação

    Cadastro dos imóveis para regularização fundiária:

    Trata do geoprocessamento das áreas a serem regularizadas, das unidades imobiliárias e da elaboração dos formulários para regularização de posse ou propriedade, incluindo croqui de localização, memorial descritivo individualizado e identificação dos confrontantes anuentes.

    Cadastro dos programas habitacionais:

    Trata do geoprocessamento das residências das famílias beneficiadas e das novas unidades habitacionais, assim a prefeitura tem a disposição dados da origem e destino de cada família.

    Cadastro das unidades subnormais:

    Trata da delimitação das áreas e individualização das unidades habitacionais subnormais para gerar informações de apoio aos programas de inclusão social, sendo possível estimar a quantidade de unidades habitacionais e monitorar o crescimento ou diminuição das áreas ocupadas.

    Cadastro das unidades imobiliárias em área de risco:

    Trata do levantamento e caracterização das unidades imobiliárias em área de risco para gerar informações de apoio aos programas habitacionais de realocação preventiva.

  • Geo Trânsito e Transporte

    Cadastro da sinalização de trânsito:

    Trata do geoprocessamento dos equipamentos de sinalização de trânsito horizontal e vertical que ocorre na área urbana e da classificação do tipo, material e estado de conservação dos equipamentos, de acordo com as normas do DENATRAN E CONTRAN.

    Cadastro das vias de transporte:

    Trata da classificação das vias urbanas e rurais de acordo com a utilização, sentido de fluxo, tipo de pavimentação e velocidade limite. Em relação às calçadas, são classificadas de acordo com o conforto, segurança e ambiente.

    Cadastro das áreas com estacionamento rotativo:

    Trata do geoprocessamento destas áreas para desenvolvimento de planos de uso e exploração de estacionamentos rotativos.

    Cadastro dos pontos de parada do transporte público municipal:

    Trata do geoprocessamento dos pontos de parada bem como da caracterização dos abrigos existentes.

    Cadastro das rotas das linhas de ônibus:

    Trata do geoprocessamento das linhas de transporte público urbano e rural.

    Cadastro dos pontos de táxi:

    Trata do geoprocessamento dos pontos de táxi e caracterização dos abrigos.

  • Geo Mineração

    Cadastro das áreas com potencial mineral:

    Trata do geoprocessamento e do levantamento de dados junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral das áreas com requerimento e concessão de pesquisa, lavra, licenciamento, lavra garimpeira, registro de extração e de áreas em disponibilidade. De cada área são levantados: número do processo, substâncias, pessoa física e jurídica e os eventos administrativos.

    Desta forma a prefeitura tem a disposição o cenário atualizado do setor mineral no município para organizar ações de desenvolvimento econômico e controle ambiental.

  • Geo Obras

    Cadastro das construções e reformas públicas:

    Trata do geoprocessamento das construções e reformas previstas e em andamento como: abertura ou pavimentação de vias públicas e construções ou reformas de pontes, viadutos, canais, redes de drenagem e edificações.

    Cadastro de pontes, túneis, viadutos e passarelas:

    Trata do geoprocessamento das estruturas que ocorrem na área urbana e rural.

  • Geo Comunicação

    Sistema de controle e rastreamento geográfico de chamadas telefônicas:

    Desenvolvido e implantado nas unidades e instituições de atendimento público para gravar e registar as ligações, bem como rastrear geográfica e automaticamente as origens das chamadas telefônicas. O sistema contém a base de dados completa e georreferenciada de telefones do município, possibilitando a comunicação direcionada a regiões e imóveis específicos, auxiliando nas campanhas de combate ao Aedes, assistência social, atenção à saúde, segurança pública e cobrança de tributos municipais.

    Sistema de gestão participativa:

    Desenvolvido para uso em smartphones. Os munícipes participam da gestão municipal, identificam irregularidades, caracterizam-nas com textos, imagens e localizações geográficas, formalizam-nas por protocolos, que são analisados e respondidos pela prefeitura. Quando resolvidos, a Prefeitura usa a mesma ferramenta, o mesmo protocolo para comunicar a solução da irregularidade que também pode ser ilustrada com texto e imagens.

Login

WhatsApp. Whatsapp
Jivochat.
Chat