Geo Base

Promove o levantamento de dados de todo o território municipal
Entrega a base cartográfica municipal, pré-requisito para o desenvolvimento dos demais serviços de geoprocessamento que compõem o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). Confiável, a base incorpora o que há de mais moderno em geotecnologias. Produz também minuciosa análise e proposições de adequações à legislação municipal, a fim de garantir a legalização das ações de modernização a serem implantadas pela Prefeitura. A apresentação acima tem duração de 15:27. Abaixo, segue descrição de todo o serviço segmentada em vídeos menores, item por item.

Serviços

  • Levantamento Aerofotogramétrico e Ortofotos

    Gera dois produtos finais: Urbano e Rural. As ortofotos da área urbana (RGB e Infravermelho), com resolução de até 3 cm por pixel, são ideais para as medições da área construída e do terreno e extração de feições como: calçadas, muros, arborização, sinalização de trânsito e postes. As ortofotos da área rural (RGB e Infravermelho), com resolução de até 3 cm por pixel, são aplicadas à delimitação e caracterização das propriedades rurais e aspectos físicos ambientais como vegetação, hidrografia, agricultura. 

  • Perfilometria Laser e Modelos Topográficos

    Realizada simultaneamente ao levantamento aerofotogramétrico, a perfilometria laser (LiDAR) reconstitui a superfície da área sobrevoada com incrível fidelidade, gerando cinco modelos digitais: superfície, terreno, declividade, curvas de nível e hidrografia. 

  • Marcos Geodésicos

    Os marcos geodésicos são amplamente utilizados por técnicos da agrimensura no levantamento de mapas topográficos, servindo como referência para obras e projetos de engenharia, arquitetura, e ordenamento territorial. 

  • Mapa Base Fiscal

    O mapa base fiscal é subdividido em urbano e rural. O mapa urbano é composto pelas seguintes camadas de informação:

    • Quadras, lotes, logradouros e unidades imobiliárias;
    • Zoneamento e uso e ocupação do solo;
    • Zonas censitárias do IBGE e
    • Plano diretor 


    O mapa rural trata do Cadastro Imobiliário Rural, do mapeamento das propriedades rurais e do vínculo destas com a base de dados do ITR, da Receita Federal. Em seguida, são enviados comunicados aos proprietários para se manifestarem em relação aos nomes e as áreas delimitadas para fins de atualização do Cadastro Imobiliário Rural. 

  • Levantamento Fotográfico Multidirecional - 360º
    O levantamento fotográfico multidirecional - 360º utilizado de forma integrada à base cartográfica municipal é a maneira mais rápida e econômica de atualizar cadastros e aumentar as receitas tributárias municipais.  O levantamento é realizado por unidades móveis motorizadas, embarcadas com o que há de mais moderno em sensores fotográficos, integrados à tecnologia GPS, odômetros e estações de geoprocessamento. À medida que as unidades móveis se deslocam, são captadas simultaneamente fotos multidirecionais georreferenciadas, gerando pontos de captação sobre o mapa.
  • Sistema de Geoprocessamento

    O sistema Geodados para Gestão Municipal é de fácil operabilidade, com ótimo desempenho em computadores convencionais e rede com tráfego a partir de 100 MegaBits. O sistema traz integrados mapas, ortofotos, fotos multidirecionais, dados tabulares e documentos digitalizados, com acesso em todos os computadores conectados à internet ou à rede da prefeitura, que passam a analisar dados geograficamente.

  • Treinamentos e Assessorias

    Os usuários do sistema de geoprocessamento recebem os treinamentos desde o início do projeto que são realizados através da internet. O servidor cumpre o conteúdo integral baseado em apostilas, especialmente elaboradas. Quando necessário, treinamentos presenciais podem ser realizados na Prefeitura e na sede da empresa Geodados em São José do Rio Preto. A assessoria em geoprocessamento estará disponível a todos os servidores municipais, em horário comercial, ao longo da vigência do contrato.

  • Legislação Municipal

    As análises e propostas de adequações da Legislação Municipal são realizadas frente à Constituição Federal e outras legislações federais como o Novo Código Florestal e o Estatuto da Cidade, visando garantir a segurança das ações de modernização, fiscalização e gestão tributária que estarão em curso. A análise abrangerá a Lei Orgânica Municipal; o Plano Diretor; Código Tributário Municipal; Código de Posturas; Lei do Zoneamento e do Uso e Ocupação do Solo; a Planta de Valores Genéricos, entre outras.

Login

WhatsApp. Whatsapp
Jivochat.
Chat