Eventos

Fórum de Geoprocessamento Aplicado à Gestão Tributária Municipal - Edição Santa Catarina


14 de março de 2019

A Geodados realizou em Blumenau, no dia 14 de março, a primeira edição do Fórum de Geoprocessamento Aplicado à Gestão Tributária Municipal, onde estavam presentes 37 gestores de 15 Prefeituras dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. 

O Fórum informou sobre o uso do geoprocessamento e seus benefícios para a gestão dos tributos dos municípios e, após todas as explicações, os gestores tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo dinâmico, esclarecendo dúvidas por meio de perguntas e respostas.

- Homero de Bona Filho - Engenheiro Agrimensor do Setor de Planejamento - Cocal do Sul/SC: "A nossa expectativa é a parte da tecnologia. A gente sentiu que o "curso" é voltado para uma tecnologia bem mais avançada, já que o sistema de geoprocessamento a gente sabe que é uma coisa que fica tudo agregada... a parte de topografia de campo junto com a tributação... esse agregado que a gente acredita que dá um disparo tecnológico."


- Felipe Vargas e Silva - Engenheiro Ambientalista - Cachoeirinha/RS: "O que eu mais achei interessante da empresa Geodados, que é um produto que eu não conhecia ainda, a ser aplicado a nível municipal,  é a questão do "street view", isso o nosso cadastro não possui. Essa ferramenta seria interessantíssima, porque daí a gente não ficaria, por exemplo, vinculado... na expectativa da atualização do próprio "google earth" ou "google maps" que hoje é o que a gente utiliza."


- Dalton Alecxandro Dolzan - Diretor do Departamento de Geoprocessamento - Rio do Sul/SC: "Essa parte do multidirecional me chamou bastante atenção, pela facilidade do cadastramento, não precisar entrar nas residências... que sempre tem essa resistência do contribuinte, eu achei bem interessante. Acredito que seja mais rápido do que aquele feito em campo, de casa em casa. Acho que seria bem interessante pro nosso município esse cadastramento."


- Leandro de Lima Barbosa - Secretário da Fazenda - Penha/SC: "...eu saio daqui bem animado. Eu não esperava encontrar uma tecnologia dessa que foi apresentada... com todas essas ferramentas que a empresa vem a fornecer. Eu saio daqui com uma expectativa muito além daquilo que eu vim buscar, eu saio esperançoso e contente. Não sabia que no mercado já tinha uma tecnologia tão avançada como essa."


- Ademir Brandieli Pedro - Secretário de Finanças - Forquilhinha/SC: "A princípio, até hoje eu achava que a forma de levantar dados poderia ser feita somente indo in loco nas residências e buscar essas informações. Mas como foi apresentado hoje, aqui, aquele carro que ele vai tirar foto 360° ali, é uma tecnologia que eu não conhecia e também a foto aérea, então eu achava que não seria possível pegar todas as informações somente com essas fotos aéreas e com esse tipo de sistema aí. O ponto positivo da Prefeitura, é que ela vai ter um cadastro bem atualizado...não só pra geração de arrecadação, mas pra gerenciamento... O próprio prefeito ter as informações da questão da habitação, de como estão as ruas, como estão os serviços próprios da Prefeitura..."


- João Alfredo Acauan Filho - Secretário de Planejamento e Urbanismo - Vacaria/RS: "Com certeza a gente sai muito satisfeito, impressionado com o sistema também. Parabéns para a empresa porque isso aí é algo que vai transformar os municípios que tomarem essa atitude..."


Confira o vídeo na íntegra:



Icone botão voltar. Voltar a listagem